Cláudia Lima - Nutricionista

Alimentação Funcional*Obesidade e Emagrecimento*Dietética Chinesa*Nutrição e Atividade Física

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Alimentação e Saúde


A maioria das doenças, principalmente as crônicas, está relacionada com o que as pessoas comem e bebem, assim como com suas atividades diárias e seu ambiente físico e social. Desta forma, a alimentação está diretamente, relacionada com as esferas psicológicas e sociais da vida humana e, portanto, pode contribuir para o bem estar bio-psico-social do indivíduo.
A alimentação atende as necessidades nutricionais de calorias e de nutrientes, que garantem o crescimento, desenvolvimento e funcionamento ideal do organismo e o não atendimento destas necessidades pode comprometer a saúde do indivíduo.
A integridade do organismo pode ser comprometida tanto por carências nutricionais quanto pelos excessos alimentares, que irão afetar, não só o seu bem estar físico, mas a própria vida em sociedade.
A informação é um componente essencial na formação e construção de hábitos, mas não é suficiente se levarmos em consideração que o comportamento humano é determinado por diversos fatores como cultura, religião, hábitos familiares, capacidade econômica, e outros que contribuem para a formação do comportamento alimentar dos indivíduos.
A obesidade e as doenças a ela relacionadas é hoje um problema que merece muita atenção uma vez que pode diminuir a capacidade de trabalho das pessoas e aumentar o perigo de acidentes vasculares, doenças cardíacas e na vesícula, além de uma variedade de formas de câncer.

A má alimentação é hoje um dos grandes problemas das sociedades e é importante que os conhecimentos sobre a função dos nutrientes no organismo (seu excesso ou sua carência) sejam do conhecimento de todos.

Pretendo trazer informações sobre alimentação e nutrição e contribuir para que suas escolhas alimentares permitam que seu corpo e sua mente desempenhem suas funções com o máximo da sua capacidade, garantindo seu bem estar físico e psicológico, sem esquecer que a alimentação também é uma fonte de prazer, “sensação” indispensável para a felicidade!

Até lá!

5 Comentários:

Às 7 de fevereiro de 2009 às 18:49 , Blogger Unknown disse...

Gostaria de saber como cultivar brotos... quais as melhores sementes?
Já tentei com trigo, mas sem sucesso.

 
Às 7 de fevereiro de 2009 às 23:22 , Blogger Cláudia Lima disse...

Já fiz com girassol e com gergelim preto.
Ficaram ótimas!

 
Às 11 de fevereiro de 2009 às 18:21 , Anonymous Anônimo disse...

Oi Cláudia. Meus parabéns pelo Blog. Gostei muito. Tenho certeza que vai "bombar"!
Grande abraço e tudo de bom.
Sergio Mano.

 
Às 11 de fevereiro de 2009 às 22:43 , Blogger Ana Lúcia Prôa disse...

Amiga!!!!!!!!!!! Que maravilha!!! Amei seu blog e não é porque te adoro. Mas porque sei a importância do seu trabalho e porque conheço sua competência como nutricionista. O fato de você disponibilizar para as pessoas informações que irão lhes trazer saúde e beleza por meio da alimentação é mais uma prova de sua generosidade
e de seu amor pela profissão.

PARABÉNS! E conte comigo para visitar seu blog sempre, divulgá-lo e fazer muitas perguntas!

 
Às 11 de fevereiro de 2009 às 22:43 , Blogger Ana Lúcia Prôa disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial