Cláudia Lima - Nutricionista

Alimentação Funcional*Obesidade e Emagrecimento*Dietética Chinesa*Nutrição e Atividade Física

sábado, 7 de março de 2009

Emagrecendo.....

Antes de falarmos sobre emagrecimento, algumas considerações que acho importantes:

* Nosso peso ideal nem sempre é o indicado nas tabelas de IMC (Índice de massa corporal = peso divido pela altura em metros ao quadrado);

* O peso corporal não deve ser avaliado somente pelo peso da balança, ou seja: é importante sabermos quanto o peso de gordura representa no peso corporal total, afinal, é o excesso de gordura corporal que faz mal a saúde;

* Dieta não é a melhor opção para perda de peso definitiva;

* Emagrecer não significa privação e sim consciência daquilo que comemos;

* Mais importante do que estar magro, é estar saudável;

* A atividade física regular é fundamental para o controle e manutenção do peso adequado;

Então vamos lá!
Emagrecer é matemática pura: se consumimos menos calorias do que gastamos, perdemos peso. Este é o princípio da maioria das dietas. Porém, a médio e longo prazo a redução do consumo calórico faz com que o corpo se adapte a esse consumo, reduzindo e até mesmo cessando a perda de peso. Normalmente é nesta fase que algumas pessoas voltam a engordar.
Atingindo o peso ideal, abandonamos a dieta ou começamos a permitir alguns excessos e as calorias extras consumidas são estocadas lentamente no tecido adiposo, levando ao ganho de peso.
O que fazer?
Em primeiro lugar, desistir das dietas. Isso mesmo! Desistam das dietas, principalmente as famosas dietas da moda!
Segundo, sabermos exatamente quais nossas necessidades de calorias e nutrientes e seguirmos uma rotina alimentar adequada para que estas sejam supridas.
Outro ponto importante é que devemos adaptar a alimentação ideal a nossa realidade. O que quero dizer? Nem sempre podemos comer de forma ideal se nossa rotina não nos permite, e é por isso que as dietas só funcionam por tempo determinado.
É muito difícil com o tempo passando cada vez mais rápido perdermos tempo com a alimentação. Eu nem deveria concordar com isso, mas é verdade! Trabalho, filhos, família e outras obrigações, acabam ocupando mais tempo na nossa agenda do que a nossa saúde! É uma pena, mas realidade pura!
Encontramos em qualquer banca de jornal, livraria, internet e outras fontes, informações sobre alimentos saudáveis, chás que ajudam a emagrecer, alimentos que fazem bem ou mal, mas nem sempre o que realmente é adequado a cada um de nós.
Para manter a saúde em dia e o peso “ideal” precisamos seguir uma rotina alimentar personalizada, além de bom senso e conhecimento sobre o funcionamento do nosso organismo.
E é sobre isso que falaremos nos próximos “capítulos”.
Até lá!

2 Comentários:

Às 11 de março de 2009 às 07:50 , Blogger Ana Lúcia Prôa disse...

Abalou! Excelente as suas colocações! Me deu até vontade de agendar uma consulta com você!!!! Aguardo ansiosa os próximos capítulos...

Beijos grandes!

 
Às 11 de março de 2009 às 19:11 , Anonymous Anônimo disse...

Informação parece ser a chave para uma dieta saudável e para a manutenção do peso. Adorei a postagem e fiquei muito curiosa para ler os próximos capítulos. Entendi que além de fechar a boca, é preciso abrir a mente!!!!
Bjss

Patrícia Dutra (Stella Maris)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial