Cláudia Lima - Nutricionista

Alimentação Funcional*Obesidade e Emagrecimento*Dietética Chinesa*Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO

         Chegou o VERÃO! As cores aparecem nas roupas e nos pratos. Nesta época, a energia está presente e é visível na nossa disposição, nos relacionamentos, na luz do sol, mas pode se esgotar rápido! É hora de observar o que comemos para que a nossa energia seja bem aproveitada. Quem não se sente cansado depois de um dia de praia? Nesta época a transpiração leva a perda de sais minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, e esta perda pode levar a sintomas como cãibras, pressão baixa, e cansaço fora de hora!
         A alimentação é fundamental nesta época do ano porque é ela que vai permitir que nosso organismo funcione dentro das condições idéias. Ao contrário do inverno, não precisamos “aquecer” o organismo, as altas temperaturas já se encarregam disso e se nossa alimentação não ajudar, sintomas como febre, inflamações e problemas digestivos podem surgir.
         Alimentos que possuem difícil digestão e que apresentam calorias muito concentradas (chocolate, manteiga, castanhas, amendoins, molhos gordurosos, frituras, salgadinhos, etc.) devem ser evitados, pois nesta época, promovem um esforço maior ainda do organismo para serem digeridos e aumentam ainda mais a nossa temperatura interna.
É importante abusar das frutas, das verduras dos legumes, na forma de saladas e também dos líquidos para manter o organismo hidratado.
Substituir comidas cozidas com molhos fortes por carnes magras e peixes grelhados, queijos por pastas de vegetais (mais leves e frescas), café por chá de ervas, chocolates e doces com cremes por doces, sorvetes ou caldas de frutas (naturais). Em fim, a alimentação deve ser leve, de fácil digestão, colorida e além de tudo, muito saudável.
Veja os alimentos que estarão na safra e aproveite para testar sua criatividade e novos sabores!
Estrogonofe de melancia? Já experimentou? Uma delícia, bem mais leve e totalmente adequado para a estação! Experimente!

        

RECEITAS

Alimentos que estarão na safra durante o verão:
-          Frutos: abóbora, abobrinha, berinjela, jiló, maxixe, pepino, tomate, quiabo;
-          Folhas: agrião, alface, almeirão, aspargo, bertalha, couve, repolho;
-          Raízes: batata inglesa, batata doce, beterraba, cenoura, inhame, batata baroa, aipim;
-          Frutas: abacaxi, abacate, ameixa, banana prata, caju, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, uva.



ESTROGONOFE DE MELANCIA

. 150 gr de cogumelo shitake ou shimeji ou 1 xícara de chá de shitake seco (30 gr)
. 500 ml de suco de melancia (bater a fruta pura no liquidificador)
. 1 cenoura grande picada
. 2 cebolas grandes – sendo 1 picada e 1 cortada em 4 partes para o molho
. 150 gr de tofu
. 2 colheres de sopa de azeite – sendo 1 colher para o shiitake e a outra para o refogado
. 300 gr de peito de frango limpo (sem pele e sem osso), picado e temperado.
. sal a gosto
. ½ xícara de chá de cebolinha picada

Modo de Preparo: se estiver usando o shitake seco, fazer o seguinte pré-preparo: numa panela média, colocar o shitake seco e água suficiente para cobri-lo. Cozinhar em fogo baixo até secar toda a água e reservar.
Se estiver usando o shitake fresco, limpar, retirar o cabo e picar. Reservar.
Levar ao fogo, o suco de melancia, a cenoura cortada em pedaços médios e a cebola do molho (cortada em 4). Cozinhar por cerca de 25 minutos, em fogo baixo. Bater no liquidificador essa mistura, com o tofu. Reservar. Numa panela grande, refogar no azeite a outra cebola (picada). Dourar um pouco. Acrescentar o frango e dourar um pouco. Colocar o cogumelo shitake e deixar apurar por uns 10 minutos. Adicionar o molho de melancia batido e cozinhar por mais uns 5 minutos. Verificar o sal. Na hora de servir, acrescentar a cebolinha.
Rendimento: cerca de 6 porções (170 gr cada = 1 concha média cheia).

Calorias por porção: 160

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial