domingo, 21 de dezembro de 2014

Como se alimentar bem nas festas de fim de ano

Quem deseja comer bem e manter a forma, pode fazê-lo sem ignorar totalmente as tradições. Combinando de carnes magras, verduras, cereais integrais e frutas naturais, é possível montar um cardápio leve, bem equilibrado e de fácil digestão.

Peru, chester, tender magro e lombinho no prato principal, acompanhados de saladas cruas e frutas fresca ou secas, como uva, abacaxi, pêssego, damasco, tâmaras e ameixas na sobremesa não fogem à tradição e são leves e fáceis de digerir. O ideal é fazer com que o organismo não saia muito da sua rotina!

As frutas secas, que, além de saudáveis, saciam a vontade de doces, não engordam, pois são ricas em fibras e possuem menos calorias que os doces, além de ajudarem a regular o intestino.

Os sorvetes à base de iogurte e frutas naturais e frutas da estação (uva, manga, pêssego, ameixa) são ótimas opções de sobremesa. As oleaginosas, como nozes e avelã podem ser consumidas com os doces, em vez de consumidas puras, pois são calóricas. O panetone é permitido neste cardápio, e deve ser consumido como substituto do pão no café da manhã por exemplo.

Não é necessário abrir mão dos pratos típicos de Natal e Ano Novo, basta mudar alguns ingredientes e adaptar suas receitas para não perder o saboroso cardápio e a magia das festas.

Cuidado com o Álcool

Quando consumidas em excesso as bebidas alcoólicas são altamente calóricas e acabam compensando as calorias reduzidas dos alimentos, portanto
não adianta nada fazer uma ceia light e tomar muito vinho, cerveja ou outras bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário